Veículos

Representatividade

20,7%

Foi o aumento do número de franquias abertas neste segmento no ano passado, totalizando 8.032 unidades. O crescimento mais acelerado se deu em cidades do interior.

8,9%

Foi quanto cresceu o faturamento das franquias do setor de Veículos em 2014, atingindo 4,49 bilhões de reais. A média de crescimento do Franchising foi de 7,7%.

115 redes

Esse é o número de empresas do ramo que atuam no sistema de franquias. São redes de estacionamentos, locadoras de veículos, oficinas especializadas em trocas de óleo, funilarias, lava a jato e lojas de pneus.

Perspectivas

45.400.000

de carros nas ruas

Esse é o número de automóveis existentes no Brasil, segundo dados do DENATRAN. Na média, o país tem 1 carro para cada 4,4 habitantes. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.

3.000.000

de veículos por ano

Essa foi o volume produzido pelas fábricas brasileiras em 2014, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Embora tenha havido uma queda na produção, o Brasil segue como um dos maiores mercados consumidores de automóveis – embalado principalmente pela ascensão da classe C

Tendências

Fabricantes chegam ao varejo

Como forma de reforçar a marca e se aproximar do consumidor, as principais fabricantes de pneus e óleos do mundo têm criado pontos de atendimento exclusivos. E muitos desses modelos de negócio buscaram a expansão pelo sistema de franquias, como a Zip Lube

Modelos itinerantes

Cada vez mais, o prestador de serviço deve ir até o consumidor. Modelos mais compactos, como o da funilaria express Chips Away, tendem a fazer cada vez sucesso daqui em diante porque aliam praticidade a custos de ocupação mais baixos.

Cuidados ao investir

  • Estude a fundo a concorrência e pesquise bastante o ponto comercial, desde a localização, o perfil do público e os custos. Como se trata de um serviço de conveniência, estar instalada em um ponto comercial de bom fluxo é fundamental para o sucesso do negócio.
  • Um dos fatores críticos para o bom desempenho do negócio é ter uma equipe treinada e qualificada. Portanto, o franqueado que pretende trabalhar nesse ramo deve ser um bom gestor de pessoas, alguém que saiba preparar e liderar equipes.
  • Ao escolher uma franquia deste segmento, preste atenção ao apoio que o franqueador lhe dará para divulgar a unidade e atrair novos clientes. A estratégia de Marketing é um grande diferencial neste tipo de negócio.

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