Franquias de Hotelaria & Turismo

  • Intercâmbio
    Experimento
    R$ 
    120
     mil
  • Intercâmbio
    Travelmate Intercâmbio e Turismo
    R$ 
    40
     mil
  • Viagens
    Franquia LATAM Travel
    R$ 
    229
     mil

Representatividade

9%

Foi quanto cresceu o segmento de Hotelaria e Turismo em 2015, em relação a 2014. O aumento foi significativo, pois no ano passado, o crescimento em relação ao ano anterior foi menos de 1%.

12%

Foi a variação de 2014 para 2015 quando se trata de número de unidades. De 2.674 para 3.005 unidades em 2015.

7,3%

É a participação do segmento de franquias de hotelaria e turismo na composição de faturamento do franchising brasileiro.

Perspectivas

US$ 1,5 bilhão

Foi o valor gasto pelo visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo em 2014.
Segundo a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Brasil recebeu um milhão de turistas,  que gastaram esse valor durante a competição. Até 500 mil estrangeiros estão esperados durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

Dólar em alta

Com a desvalorização do real frente ao dólar, há uma diminuição do número de brasileiros que viaja ao exterior. Ao mesmo tempo que o setor perde esses clientes, começa a haver uma procura maior pelo turismo doméstico

Tendências

Shoppings

Durante muitos anos, a maior parte das agências de turismo e intercâmbio estavam localizadas principalmente em ruas de grande fluxo. Hoje, diversos shoppings das principais capitais já contam com mais de uma agência. Flytour e Tam Viagens são algumas das empresas que têm planos de expansão focados em aberturas de lojas de shoppings

Interiorização

Enquanto as franquias das redes hoteleiras estão espalhadas por todo território nacional, as agências de turismo e intercâmbio seguem concentradas nas principais capitais. Por isso, as cidades do interior passam a ser a principal aposta de expansão dessas redes.

Cuidados ao investir

  • Embora o setor seja sólido e conte com empresas de grande porte, as franquias oferecem um tipo de serviço que tendem a ser muito impactado em tempos de crise. Afinal, os gastos com turismo e lazer são os primeiros a ser reduzidos quando o orçamento das famílias encolhe.
  • Além de ter uma loja bem localizada, com fluxo de pessoas que possam passar na frente e comprar por impulso, também convém que o franqueado tenha uma boa rede de relacionamentos e muita dedicação às vendas – esse é um ponto crucial para o sucesso da operação.
  • Ao escolher uma franquia deste segmento, preste atenção ao apoio que o franqueador lhe dará para divulgar a unidade e atrair novos clientes. A estratégia de Marketing é um grande diferencial neste tipo de negócio.
  • Não basta se encantar com o negócio. Antes de comprar uma franquia só porque se apaixonou pela marca, convém analisar os números do negócio e o histórico do franqueador para saber se o investimento realmente compensa.

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