Franquias de Cafeterias & confeitarias

  • Franquias de Cafeterias e confeitarias
    Cafeteria & Produtos Naturais
    Tea Shop
    R$ 
    200
     mil
  • Franquias de Cafeterias e confeitarias
    Cafeteria
    Parmeggio Café
    R$ 
    120
     mil

Representatividade das franquias de cafeterias

8,9%

Esta foi a alta do faturamento que as redes de alimentação registraram em 2015, em relação ao ano anterior. O faturamento total das franquias cresceu 8,3%.

Grandes redes

O setor abriga algumas das maiores redes de franquia do Brasil, como Cacau Show e Casa do Pão de Queijo, e é um dos que mais registra a entrada de novas marcas.

Perspectivas

R$ 84,7 bilhões

Foi o faturamento das empresas do segmento de Panificação e Confeitaria brasileiras em 2015. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 2,7%. Os dados são Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

81 litros

É o consumo per capita de café por ano no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), as vendas do setor em 2015 podem ter alcançado R$ 7,4 bilhões e as perspectivas são de crescimento tanto em volume quanto em preços.

89%

É a porcentagem de consumidores acima de 60 anos bebem café diariamente. Os jovens de 16 a 20 anos tomam, em média, 3,7 xícaras/dia.

Tendências

Franquias de Cafeterias e confeitarias

Novatas de peso

Oferecer produtos de qualidade, conveniência e conforto para um café. Grandes marcas estão mirando esse mercado que não sofre tanto com as oscilações econômicas. A Casa Bauducco, por exemplo, começou a expansão por franquias em 2015 e quer chegar a 50 unidades em 2017.

Cardápio ampliado

Franquias que antes só serviam café e produtos para um lanche rápido estão investindo para atrair clientes que também desejam fazer refeições. Sanduíches, quiches e saladas fazem parte do mix para aumentar o ticket com o mesmo público.

Especialização

Casa vez mais, surgem redes de franquia que elegem um único doce como destaque do cardápio. É o caso das lojas de brigadeiros, de bolos, de bombas doces, etc. No ano passado, essa tendência se ampliou para o ramo de bebidas: franquias de sucos, de milkshakes e de chás (como a franquia espanhola Tea Shop) ganharam espaço no mercado.

Cuidados ao investir em franquias de cafeterias

  • Estude a fundo a concorrência e pesquise bastante o ponto comercial, desde a localização, o perfil do público e os custos. Investir em modismos ou em áreas que já estão saturadas podem ser um grande risco para o negócio.
  • Ao escolher uma cafeteria ou confeitaria, muitos investidores tendem a olhar apenas para negócios que ofereçam produtos que agradem seu paladar. Isso é importante, sem dúvida. Mas é igualmente importante avaliar os aspectos financeiros do negócio (como o Custo da Mercadoria Vendida, por exemplo) e também o suporte que recebem do franqueador (Exemplo: ele já oferece uma lista de fornecedores locais e tem preço negociado com todos eles?)
  • Normalmente, cafeterias ou confeitarias instaladas em shoppings funcionam todos os dias, inclusive aos finais de semana. Quem não tem disponibilidade para trabalhar aos fins de semana ou fora do horário comercial provavelmente não estará apto a ter um negócio de alimentos.

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