Os 5 passos que você tem que seguir para assinar o contrato de franquia com segurança

Depois de estudar o mercado, entender seu perfil como empreendedor e encontrar a franquia que combina com seu perfil, muitos empreendedores acham que o trabalho está encerrado – bastaria assinar, então, o contrato da franquia. Nada disso. O processo seletivo da franqueadora não costuma ser demorado, mas envolve alguns procedimentos que você deve conhecer para não ficar ansioso nem inseguro.

Confira abaixo quais são passos que o candidato precisa percorrer até, enfim, assinar o contrato e se tornar o dono de uma franquia.

1. Marque uma reunião com a equipe da franqueadora.  Eles devem apresentar em detalhes o modelo de negócio, os suportes oferecidos aos franqueados e o plano de expansão da empresa. É a hora de tirar dúvidas técnicas e financeiras.

Esse é o momento de verificar se as suas expectativas são compatíveis com o que a marca oferece e entender se é possível abrir uma franquia da empresa na região de seu interesse – muitas marcas podem já ter franqueados ocupando aquela área.

2. Forneça seus dados completos. Caso você demonstre interesse em continuar no processo seletivo, a equipe de expansão da empresa franqueadora deve mandar uma ficha para você preencher com dados pessoais e financeiros. Cabe a você levantar toda a documentação necessária e garantir que não haja qualquer restrição de crédito em seu nome.

3. Prepare-se para ser avaliado. Depois que entregar os documentos, a empresa avaliará você. A franqueadora verificará se você comprovadamente tem o capital necessário para abertura da franquia e se tem alguma restrição de crédito. Também analisará seu histórico profissional e seu perfil comportamental, para saber se está de acordo com o perfil do franqueado que eles procuram – há franqueadoras, por exemplo, que só aceitam franqueados que tenham alguma experiência prévia em gestão.

Caso você tenha um ponto comercial disponível, a rede também analisará o imóvel e sua localização. Caso não tenha, a empresa pode buscar um ponto só depois que você assinar um pré-contrato.

4. Estude a Circular de Oferta de Franquia (COF). Caso a franqueadora aprove seu perfil, você deve receber a COF. É muito importante pedir a ajuda de um advogado para analisar o contrato e anotar as eventuais dúvidas para discutir com o franqueador. Por lei, você tem ao menos dez dias de prazo para avaliar a COF.

Na Circular de Oferta de Franquias, também constam alguns telefones de franqueados que estão na rede e outros que já fecharam ou repassaram suas lojas. Converse com eles e tente descobrir se a franqueadora realmente entrega o que promete.

5. Faça uma reunião final com o franqueador. Neste dia, você e ele tirarão as dúvidas que restarem. Caso você seja aprovado pelo franqueador e também confirme sua intenção de ingressar na rede, chegou a hora de assinar o contrato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *