O chá é pop

Uma população de 200 milhões de habitantes acostumada a tomar chá e, dentro desse universo, um consumidor cada vez mais ávido por saúde, bem-estar e experiências sensoriais de alta qualidade. É assim que Per Sundmalm, fundador e CEO da Tea Shop, se debruça sobre o mercado brasileiro como grande aposta para o crescimento da marca fundada há 27 anos em Barcelona, uma das principais na Europa e no mundo, líder na Espanha e Brasil em chás gourmet e recém desembarcada na Argentina.

O entusiasmo do empresário em torno do chá como negócio fica evidente não só no processo de expansão empreendido no Brasil (em 2017 a Tea Shop no Brasil prevê crescimento acima de 100% em faturamento e a abertura de novas 13 unidades, totalizando mais de 20 lojas no país), como também em seu discurso apaixonado pela bebida, da qual se tornou especialista.

Nessa entrevista ao Blog da Tea Shop brasileira, ele conta as razões de o chá ser a bebida mais consumida do mundo depois da água, sua importância crescente na gastronomia e saúde e os diferenciais da marca para quem deseja empreender nesse negócio. Vem ver.

Blog Tea Shop: como você vê o mercado do chá no Brasil? É um mercado promissor. Por quê?

Suldmalm: desde que abrimos nossa primeira loja no Brasil, em 2013, podemos afirmar que se trata de um mercado pujante e em crescimento claro. Nós falamos de um potencial de mais de 200 milhões de habitantes, em um mercado concentrado em grandes cidades muito cosmopolitas, com um consumidor ambicioso e com grandes anseios. Nos últimos 27 anos, na Espanha, conseguimos consolidar um produto de alta qualidade, como o chá a granel (Loose Leaf Tea, como é conhecido na Inglaterra). Estamos convencidos que os consumidores brasileiros têm a inquietude e a sabedoria para apreciar essa bebida milenar que a Tea Shop trata com grande paixão, respeito e criatividade, em uma seleção única de produtos e criação de novas mesclas exclusivas.

Blog Tea Shop: o brasileiro é um povo habituado a tomar chá, especialmente o de sachê. Cresce agora a procura por chás a granel e gourmet. A experiência da Tea Shop no país já permite elencar as peculiaridades desse consumidor brasileiro em relação ao europeu, por exemplo?

Suldmalm: todo mercado é um mundo, e seu público também. Os brasileiros são consumidores exigentes e seletivos. É um mercado enquadrado em um contexto de consumo de forte tradição de café e com tendência ao consumo de novas bebidas, como o chá. Nesse sentido, encontramos semelhanças com o consumidor europeu e, em particular, com o espanhol.

Blog Tea Shop: por que o chá é um grande negócio? O que o senhor diria para quem deseja empreender nesse ramo?

Suldmalm: o chá é a bebida mais consumida do mundo depois da água e faz mais de 2 mil anos que os chineses, como nos ensina a história, tomaram as primeiras xícaras da bebida. Esses fatos indicam que é um negócio consolidado e de tradição. Como uma das principais redes europeias de venda de chá de alta qualidade, nós, da Tea Shop, estamos implementando no Brasil o mesmo modelo de negócio europeu, baseado na paixão, qualidade e criatividade. Sempre se concentrando em fornecer um excelente serviço aos nossos clientes com base no treinamento e no conhecimento dos nossos colaboradores. Para um empreendedor apaixonado pelo mundo gourmet e da saúde, oferecemos a garantia de um produto milenar através da experiência de uma empresa líder, a Tea Shop, como receita de sucesso empresarial. De fato, quando vemos que muitos dos nossos franqueados no Brasil e na Espanha, se tornam multifranqueados, isto é para nós a melhor garantia de êxito do nosso conceito. Além disto, é muito prazeroso poder fazer parte de uma equipe especialista no mundo do chá.

Blog Tea Shop: quais são os principais diferenciais da Tea Shop neste tipo de negócio?

Suldmalm: com mais de 27 anos de tradição e experiência, temos nos destacado pela grande qualidade em nossa seleção de produtos, nossa capacidade de entender o mercado, assim como o Know How e criatividade na criação de nossas mesclas (blends), que são únicas e feitas para o gosto do nosso consumidor. Tudo isto, em combinação com o continuo desenvolvimento da marca, é a garantia de sucesso e diferencial do nosso projeto Tea Shop.

Blog Tea Shop: e, uma última pergunta: por que o chá é pop?

Suldmalm: e como não vai ser? O chá é uma bebida que não só traz propriedades e benefícios para a saúde, como também oferece uma gama enorme de possibilidades de combinações e mesclas. O chá é infinito em suas escolhas, e isso é divertido. É muito mais do que uma simples bebida hidratante, é um produto com essência e história, que pode ser protagonista de um momento especial para aqueles que o degustam, além de promover um passeio ao redor do mundo ou uma viagem no tempo, para momentos do passado ou sonhos do futuro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *