Entenda como levar sua marca para regiões onde a concorrência ainda não chegou

Com o aumento da concorrência e a profissionalização de diversos setores, tem se tornado cada vez mais importante crescer de forma rápida e ocupar novos mercados antes dos concorrentes. Quem sai na frente, consegue dificultar – ao menos por um período – a entrada de novas marcas naquela região.

Nos últimos anos, o desenvolvimento econômico das cidades do interior do Brasil abriu uma janela de oportunidades para empresas de diversos setores. A rede de restaurantes Griletto, com a adoção do sistema de franquias, soube aproveitar esse momento e conseguiu se estabelecer rapidamente em novos mercados. Ganhou espaço em um setor tão concorrido quanto o de alimentação em shopping centers e se tornou um player importante no ramo.

Para conhecer a estratégia do Griletto, leia o texto abaixo.

Quero crescer mais rápido que os concorrentes

Com o crescimento do consumo e o aumento da renda da população nas cidades do interior, cada vez mais as empresas nascidas nessas regiões têm ganhado força para crescer, se tornarem competitivas e fazerem sucesso também nos grandes centros. Foi o que aconteceu com a rede de restaurantes Griletto.

Fundada em 2004 na cidade paulista de Itu pelo empresário Ricardo José Alves, o Griletto adotou o sistema de franquias em 2008 e logo ganhou nome e espaço no segmento. A rede deve encerrar o ano de 2013 com faturamento de R$ 150 milhões e mais de 150 unidades em todo Brasil – todas instaladas em praças de alimentação dos shoppings.

Mas como explicar um crescimento tão rápido, em um mercado tão competitivo como o de alimentação em shopping center? O próprio dono do Griletto dá a resposta: “nós éramos a empresa certa para aqueles que buscavam uma opção de investimento”

Alves começou a trajetória de empreendedor como proprietário de um açougue em Itu. Em 2004, quando decidiu fechar o negócio e montar um restaurante chamado Griletto em um shopping da região, o empresário usou seus conhecimentos sobre carnes e o relacionamento com donos de frigoríficos para comprar bons produtos a preços competitivos. Assim, conseguia oferecer aos clientes pratos saborosos a um bom custo, tudo com sabor de comida caseira – produto que logo agradou o paladar e o bolso dos clientes.

Metódico, Alves também se preocupou em organizar processos e treinar sua equipe para preparar pratos com qualidade e oferecer um atendimento rápido e simpático. Fazendo a lição de casa bem feita, o empreendedor acabou por criar as bases de algo extremamente valioso para uma rede de franquias: processos claros e bem definidos, que serviriam de modelo para o treinamento dos futuros franqueados e seus funcionários.

Seguindo uma receita simples e eficiente, o Griletto agradou os consumidores e também os investidores. Com 12 lojas próprias abertas em shoppings do interior paulista, Alves passou a ser constantemente procurado por pessoas interessadas em abrir franquias da sua marca. Foi por isso que, em 2008, o empreendedor procurou a Cherto Consultoria para fazer o trabalho de formatar o modelo de franquia, mapear e documentar os processos da franqueadora e das unidades e planejar o crescimento da empresa.

A Franchise Store, loja de franquias da Cherto Consultoria, foi responsável por inicialmente captar interessados em abrir franquias Griletto e executar a expansão da marca. “O Griletto tinha um modelo de negócio que funcionava muito bem, era lucrativo e apresentava ótimos resultados em cidades do interior”, analisa Filomena Garcia, sócia da Cherto e diretora da Franchise Store. “Por isso, a franquia Griletto teve excelente aceitação do mercado e dos candidatos a franqueados, já que muitos shoppings vinham sendo inaugurados no interior e precisavam de uma operação de grelhados para instalar em sua praça de alimentação.”

O trabalho de captação funcionou e o Griletto cresceu muito rápido. Com franqueados bem selecionados, uma empresa bem estruturada para expansão e um bom suporte oferecido pela franqueadora, a rede se desenvolveu sem perder a qualidade, recebeu diversos prêmios e logo ganhou destaque no Franchising nacional.

“A Cherto foi fundamental, especialmente no ponta pé inicial da marca”, afirma Alves. “Tive segurança para tomar decisões e montar uma boa estrutura.”

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